Notícias

Docente do PPGCEM publica o livro Polymer Science
Aluno de doutorado do PPGCEM recebe prêmio em seminário internacional

O aluno de doutorado Otávio Henrique Borges, orientado pelo Prof. Dr. Victor Carlos Pandolfelli, teve sua apresentação no "7th International Postgraduates Seminar on Refractories" reconhecida com o prêmio de “Excellent Oral Presentation”. A conferência, que ocorreu de forma remota, é organizada pela Wuhan University of Technology (China), Montennuniversitat Leoben (Austria) e a Technische Universitaet Bergakademie Freiberg (Alemanha) em colaboração com Professores reconhecidos na área de materiais cerâmicos refratários.

Prof. V.C. Pandolfelli do PPGCEM é o Editor-Chefe de um novo periódico chinês sobre Materiais para Alta Temperatura

As tecnologias e materiais avançados para alta temperatura desempenham um papel crítico na resolução dos desafios sociais tais como a sustentabilidade a longo prazo e do grande risco de mudanças irreversíveis no ecossistema. Para fornecer uma plataforma para os pesquisadores trocarem descobertas de pesquisa no campo destes materiais, foi lançado um novo periódico chinês: "High-Temperature Materials".

Doutorando do PPGCEM e professor do DEMa/PPGCEM recebem prêmio internacional durante congresso em Las Vegas

O aluno de doutorado Ricardo F. Lancelotti (PPGCEM) e o Prof. Dr. Edgar D. Zanotto (DEMa/PPGCEM) receberam da American Ceramic Society o Varshneya-Mauro-Jain Guru-Chela Award no congresso GOMD 2024, em Las Vegas. Este prêmio internacional reconhece o vínculo especial entre um professor (Guru) e um aluno (Chela). Ricardo e o Prof. Zanotto, que trabalham juntos desde 2015, construíram um histórico de mentoria de excelência.

Dobradinha do PPGCEM no ACerS Rising Stars Awards!

Dois alunos de doutorado do PPGCEM foram premiados no concurso internacional "ACerS Rising Stars", uma iniciativa dos editores dos quatro periódicos da American Ceramic Society (ACerS). Ricardo F. Lancelotti, orientado pelo Prof. Dr. Edgar D. Zanotto, e Murilo H. Moreira, orientado pelo Prof. Dr. Victor C. Pandolfelli, estão entre os 10 premiados e foram convidados para apresentar seus trabalhos no "ACerS Journals Awards Symposium" em Pittsburgh, Estados Unidos, em outubro deste ano durante o MS&T24 (Materials Science and Technology 24).

Trabalho de doutorando do PPGCEM é premiado pelo ACerS Rising Stars

O doutorando do PPGCEM Murilo Henrique Moreira, orientado pelo Prof. Dr. Victor Carlos Pandolfelli (DEMa/PPGCEM), teve o trabalho “Neutron Tomography Analysis of Permeability-Enhancing Additives in Refractory Castables”, que foi aceito para publicação no Journal of the American Ceramic Society, agraciado com o prêmio “ACerS Rising Stars” e convidado para apresentação no MS&T24 em Pittsburgh, Estados Unidos.

Patente: A degradação de polímeros durante a extrusão agora pode ser quantificada em tempo real

Patente, fruto do trabalho de doutoramento desenvolvido por Ademar Tibola, ex-aluno do PPGCEM, revela um detector óptico utilizado para monitoramento in-line do processo de extrusão de polímeros composto por um conjunto refrigerado de dois sensores emissores e um receptor, ambos operando na faixa do infravermelho próximo NIR. Tal sistema detecta a degradação termomecânica de polímeros durante a extrusão, podendo também ser usado em produtos plásticos de paredes finas.

Aluno do PPGCEM teve vídeo premiado durante o congresso MS&T23

O vídeo “Does stained glass of cathedral windows flow?” foi um dos premiados no congresso MS&T23 em uma competição organizada pela Ceramic and glass industry foundation. O vídeo foi criado por Ricardo Lancelotti, aluno do PPGCEM orientado pelo Prof. Dr. Edgar Dutra Zanotto, e Jacob Lovi (Universidade da Califórnia) e abordou a lenda urbana de que os vidros das janelas de catedrais medievais escoaram ao longo dos séculos.

Alunos do PPGCEM são diplomados como FIRE alumni durante congresso internacional

A aluna de mestrado Carolina Ierck Pereira e os doutorandos Luís Otávio Zaparoli Falsetti e Otávio Henrique Borges, todos orientados pelo Prof. Dr. Victor Carlos Pandolfelli do PPGCEM-UFSCar, foram diplomados FIRE alumni durante o último Unified International Technical Conference on Refractories (UNITECR). O congresso internacional, sendo o maior na área de refratários, ocorreu em Frankfurt (Alemanha) entre os dias 26 e 29 de setembro, contando com mais de 1100 participantes de 48 países diferentes.

Professor do DEMa/PPGCEM eleito presidente da Associação Brasileira de Polímeros

O Professor Leonardo Bresciani Canto, do DEMa/PPGCEM da UFSCar, foi eleito presidente da Associação Brasileira de Polímeros (ABPol) para o biênio 2024-2025. A ABPol é uma sociedade civil de âmbito nacional e sem fins lucrativos que atua há 35 anos para promover a colaboração entre instituições de ensino e de pesquisa e empresas no desenvolvimento do setor de polímeros.

Professor do DEMa/PPGCEM recebe prêmio "Materials Today Rising Star Award"

O professor Caio Gomide Otoni, do DEMa/PPGCEM da UFSCar, foi um dos vencedores do prêmio "Materials Today Rising Star Award", entregue a seis pesquisadores de três diferentes campos de pesquisa da área de Ciência e Engenharia de Materiais ("Conversão e armazenamento de energia", "Ciência de dados e inteligência artificial" e "Biomateriais"). Otoni foi o único vencedor do Hemisfério Sul, sendo os demais baseados em universidades dos EUA e Alemanha. A premiação ocorreu durante o evento Materials Today Conference, realizado entre os dias 2 e 5 de agosto, em Singapura.

Aluna de doutorado do PPGCEM recebe Prêmio Internacional

A aluna de doutorado Laís Pacheco Caminata, orientada pelos Professores Dr. José A. Eiras e. Ruth H. G. A. Kiminami do DEMa/PPGCEM, teve sua apresentação premiada em 3º Lugar no ECD (Engineering Ceramics Division) no 47th International Conference on Advanced Ceramics & Composites (ICACC2023). O congresso é organizado anualmente pela American Ceramic Society.

Oportunidade de pós-doutorado para atuar no CNPEM (Campinas-SP)

Oportunidade para pesquisador para integrar o projeto: “Desenvolvimento de Rota Nacional de Fabricação de Fios Supercondutores de NbTi” (bolsa DTI-A). O candidato selecionado será responsável por realizar experimentos e organizar os principais resultados obtidos. Requisitos: doutorado em Engenharia de Materiais com desejável conhecimento em fabricação e caracterização de ligas.

Alunos de doutorado do PPGCEM recebem Prêmio Internacional

Os alunos de doutorado Murilo Henrique Moreira e Otávio Henrique Borges, ambos orientados pelo Prof. Dr. Victor Carlos Pandolfelli do DEMa/PPGCEM, tiveram suas apresentações no "6th International Postgraduates Seminar on Refractories" reconhecidas com o prêmio de “Excellent Oral Presentation”. A conferência é organizada anualmente pela Wuhan University of Technology - China, Montennuniversitat Leoben - Austria, Technische Universitaet Bergakademie Freiberg - Alemanha e a UFSCar - Brasil, em colaboração com professores reconhecidos na área de materiais para uso em alta temperatura.

EXCELÊNCIA E TRAJETÓRIAS DE SUCESSO - Jornal “A Matéria” entrevista pós-graduandos do PPGCEM

A 27ª edição do jornal A Matéria apresenta uma matéria com entrevistas com pós-graduandos do PPGCEM nas quais temas como vida acadêmica, desafios e conselhos para quem almeja entrar no mundo da pesquisa são abordados. Nesta reportagem, a relação dos pós-graduando com o PPGCEM, que desde 1979 é sinônimo de excelência em ensino e formação de mestres e doutores, é apresentada através de diferentes perspectivas.

Docente do PPGCEM é nomeado membro do corpo editorial do periódico Engineering Failure Analysis

O Prof. Dr. Carlos Alberto Della Rovere, docente do PPGCEM/UFSCar, foi nomeado membro do corpo editorial do periódico Engineering Failure Analysis, publicado pelo grupo Elsevier em afiliação com a European Structural Integrity Society. A nomeação é um reconhecimento deste periódico a professores, cientistas e engenheiros que contribuíram e contribuem significativamente para o desenvolvimento e avanço da ciência de análise de falhas.

Docente do PPGCEM recebeu o prêmio Ciência-Tecnologia São Carlos 2022

O Prof. Dr. Francisco Gil Coury, docente do DEMa/PPGCEM, foi agraciado com o prêmio Ciência-Tecnologia São Carlos 2022 na categoria Jovem Pesquisador. A premiação é um reconhecimento da Prefeitura Municipal de São Carlos aos cientistas e professores que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento cientifico nacional e internacional.

Resultado da avaliação quadrienal da CAPES (2017 - 2020): PPGCEM é nota 7 (máxima)

É com enorme satisfação que compartilhamos o resultado da Avaliação Quadrienal da CAPES do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM/UFSCar) referente ao quadriênio 2017-2020. O resultado foi divulgado, sendo que o PPGCEM manteve a nota 7, mantendo-se assim como um Programa de Excelência com a nota máxima da CAPES.

Pos-doutorando recebe prêmio do grupo Acta

João Vitor Campos, pós-doutorando do LaMaV/DEMa/UFSCar, trabalhando sob supervisão da Profa Ana Candida Martins Rodrigues, recebeu o prêmio Acta Student Awards 2021 pelo trabalho intitulado On the Arrhenius-like behavior of conductivity during flash sintering of 3 mol% yttria stabilized zirconia ceramics – publicado na Scripta Materialia em outubro de 2021. O trabalho é resultante de suas pesquisas de doutorado sob orientação da Profa Elíria Pallone (FZTA-USP).

IX BRAZILIAN CONFERENCE ON RHEOLOGY (BCR 2022)

Ocorrerá entre os dias 29 de novembro e 01 de dezembro de 2022, na cidade de São Paulo, a IX BRAZILIAN CONFERENCE ON RHEOLOGY. A submissão de resumos pode ser feita até o dia 01/10/2022. Mais detalhes podem ser conferidos no site: https://www.mackenzie.br/en/eventos/universidade/2022/ix-brazilian-conference-on-rheology-2022

Doutorandos do PPGCEM conseguem bolsas de pesquisa no exterior

O doutorando Guilherme Lisboa de Gouveia foi contemplado com bolsa BEPE-FAPESP e já está desenvolvendo desde julho de 2022 parte do seu doutorado no grupo de pesquisa do Prof. Nikhilesh Chawla na Purdue University, uma das mais conceituadas escolas de Engenharia do Estados Unidos. A doutoranda Sarah Maria de Albuquerque Sousa foi selecionada em um processo para estudantes de todo o país, realizado pela Campus France com 18 meses de financiamento para seu doutorado na Aix Marseille University, a quarta melhor universidade da França.