Patente: A degradação de polímeros durante a extrusão agora pode ser quantificada em tempo real

Patente, fruto do trabalho de doutoramento desenvolvido por Ademar Tibola, ex-aluno do PPGCEM, revela um detector óptico utilizado para monitoramento in-line do processo de extrusão de polímeros composto por um conjunto refrigerado de dois sensores emissores e um receptor, ambos operando na faixa do infravermelho próximo NIR. Tal sistema detecta a degradação termomecânica de polímeros durante a extrusão, podendo também ser usado em produtos plásticos de paredes finas.

No final do mês de novembro de 2023, foi aprovado o pedido de patente BR 102022009461-6 A2, que revela um sistema de monitoramento óptico in-line, operando no infravermelho próximo NIR, para quantificar em tempo real a degradação termomecânica de polímeros durante o processo de extrusão. Ele foi depositado em 16/05/2022 no Instituto Nacional da Propriedade Intelectual INPI e publicado em 28/11/2023, tempo recorde, apenas 1,5 anos após sua submissão, fruto do trabalho de doutoramento desenvolvido por Ademar Tibola, professor da Universidade Comunitária de Chapecó, UNOCHAPECÓ. Tibola foi aluno do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais PPGCEM da UFSCar, sendo um dos inscritos no programa de Doutoramento Interinstitucional DINTER, liderado pela UFSCar para a formação de pesquisadores a professores da UNOCHAPECÓ, com aprovação e patrocínio da CAPES. Seus orientadores foram o Prof. Sebastião V. Canevarolo do PPGCEM/UFSCar e o Prof. Márcio Antônio Fiori, do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão da Inovação – PPGTI da UNICHAPECÓ. Tal resultado comprova a estreita inter-relação entre a ciência e a tecnologia praticada pelos pesquisadores credenciados e seus alunos, nos dois programas de Pós-Graduação PPGCEM e PPGTI.

Imagem Notícia Patente_Canevarolo.png

Imagem cedida pelos autores do trabalho.