Doutorando da UFSCar recebe Bernhard Gross Award por melhor apresentação oral do Simpósio M: Materials and Technologies Applied in Sensors for Health, Agricultural, and Environmental no XXIII B-MRS Meeting
Rafael Resende Assis Silva, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) da UFSCar, recebeu o prêmio Bernhard Gross Award de melhor apresentação oral no Simpósio M: Materials and Technologies Applied in Sensors for Health, Agricultural, and Environmental, durante o XXIII B-MRS Meeting, realizado em Salvador (BA), entre 28 de setembro e 2 de outubro de 2025.
O trabalho premiado, intitulado “Sustainable colorimetric–electrochemical ammonia sensor with RFID integration for next-generation smart food packaging”, foi desenvolvido durante seu doutorado sob orientação dos professores Dr. Caio Gomide Otoni (PPGCEM-UFSCar) e Dr. Rodrigo Martins (NOVA University of Lisbon), com a colaboração do pesquisador Dr. Luiz Mattoso, da Embrapa Instrumentação (São Carlos-SP).
A pesquisa apresenta o desenvolvimento de um sensor sustentável e flexível de amônia volátil com tripla detecção (colorimétrica, eletroquímica e RFID), capaz de operar de forma contínua e autossustentável, voltado ao monitoramento em tempo real da qualidade de alimentos. O sensor combina, de forma inédita, emissão de sinal por leitura visual (mudança de cor) e resposta quantitativa baseada em impedância, utilizando eletrodos de grafeno induzido por laser (LIG).
Os resultados demonstram alta sensibilidade na detecção de NH3, com limite de detecção de 133 ppm em apenas 15 minutos, além da capacidade de gerar sinal elétrico por efeito triboelétrico, dispensando fontes externas de energia.