Imagem produzida no LCE por membros do PPGCEM recebe prêmio de 3º lugar em competição patrocinada pela Gerdau

Imagem produzida pelo doutorando Otávio Henrique Borges e pelos professores Francisco Gil Coury e Victor Carlos Pandolfelli, todos do PPGCEM-UFSCar, foi premiada em 3º lugar no XXII Concurso MetMat de Fotomicrografias, realizado pelo Departamento de Engenharia de Metalurgia e Materiais da Escola Politécnica da USP e patrocinado pela Gerdau.

Imagem produzida pelo doutorando Otávio Henrique Borges e pelos professores Francisco Gil Coury e Victor Carlos Pandolfelli, todos do PPGCEM-UFSCar, foi premiada em 3º lugar no XXII Concurso MetMat de Fotomicrografias, realizado pelo Departamento de Engenharia de Metalurgia e Materiais da Escola Politécnica da USP e patrocinado pela Gerdau (https://www.pmt.usp.br/fotos-premiadas-no-xxii-metmat-2024).
       Intitulada “Os Espinhos nos Campos de Espinelas”, a imagem de SE/EDS coletada em equipamento XL-30 do Laboratório de Caracterização Estrutural (LCE/UFSCar) apresenta um agregado comercial de magnésia-cromo eletrofundido onde se vê uma matriz de periclásio (verde) cravejada com precipitados de espinélios de composição complexas (lilás). O distinto comportamento dilatométrico de ambas as fases gera a formação de trincas e fendas orientadas, vistas como espinhos na microestrutura do material.
        Além do padrão estético, a análise em questão permitiu um maior entendimento dos mecanismos envolvidos na flexibilidade deste tipo de material, permitindo a busca por alternativas mais eficientes e ambientalmente amigáveis. Este é o tema central do projeto de doutorado desenvolvido no Grupo de Engenharia de Microestrutura de Materiais (GEMM/UFSCar) com apoio da RHI-Magnesita (maior empresa de refratários do mundo) e fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP - nº 21/00114-2) e da “Federation for International Refractory Research and Education” (FIRE).

Imagem cedida pelos autores

Imagem cedida pelos autores