Professor do PPGCEM conquista o "grand slam" das palestras sobre ciência de vidros

Edgar Dutra Zanotto, professor sênior do DEMa e do PPGCEM e coordenador do Laboratório de Materiais Vítreos (LaMaV) foi agraciado com a Varshneya Frontiers of Glass Science Lecture, um dos prêmios mais importantes da área de ciência dos materiais vítreos, concedido pela American Ceramic Society (ACerS).

O prof. Edgar Dutra Zanotto foi agraciado com a Varshneya Frontiers of Glass Science Lecture, um dos prêmios mais importantes da área de ciência dos materiais vítreos, concedido pela American Ceramic Society (ACerS).

Essa Lecture se junta a outras três palestras de prestígio que ele já ministrou: Willian Turner Memorial Lecture (SGT, UK), Alfred Cooper Distinguished Speaker Lecture (ACerS, USA) e Samuel Scholes Memorial Lecture (Alfred University, USA). A Frontiers of Glass Science Lecture é concedida anualmente desde 2013 a um cientista que tenha feito contribuições excepcionais para o avanço da ciência dos materiais vítreos. A lista de palestrantes anteriores inclui nomes de destaque dos Estados Unidos, Canadá, França, Alemanha e Japão. O professor é o primeiro a completar o "grand slam" das palestras nesta área, feito que consolida a posição do LaMaV como um dos principais grupos do mundo sobre materiais vítreos.

A palestra, intitulada "Desvendando a Nucleação de Cristais em Líquidos Super-resfriados e Vidros", foi ministrada em maio em Las Vegas. Nela, o professor compartilha suas pesquisas sobre a nucleação de cristais em vidros, um tema fundamental para o desenvolvimento de novos materiais. O professor Zanotto se sente motivado a apresentar uma palestra que inspire a próxima geração de cientistas de materiais, e aproveita a oportunidade para agradecer aos seus inúmeros estudantes e colaboradores, incluindo O. Peitl, A.C.M. Rodrigues e M. Crovacce.

Para mais informações, acesse: https://ceramics.org/person/edgar-dutra-zanotto/