Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da Universidade Federal de São Carlos (PPGCEM/UFSCar) é um dos pioneiros e mais reconhecidos programas de Mestrado e Doutorado na área de materiais no Brasil e no exterior. Possui padrão de excelência mundial, tendo obtido o conceito “nível 7” (nota máxima) em todas as avaliações realizadas pela CAPES.

Os cursos de Mestrado e Doutorado do PPGCEM são oferecidos em quatro áreas de concentração: Cerâmicas, Metais, Polímeros e Desenvolvimento Tecnológico. Uma característica singular e que resulta em uma rara sinergia é a maneira equilibrada, em volume e qualidade, com que as diferentes classes de materiais são pesquisadas.

O corpo docente do PPGCEM é altamente qualificado, formado por doutores com dedicação exclusiva e com larga experiência em ensino, orientação e desenvolvimento de pesquisas de cunho científico e tecnológico.

O corpo discente do PPGCEM, formado por estudantes graduados nos melhores cursos do Brasil e do exterior, quase a metade deles atuando em indústrias e empresas, recebe sólida formação científica e tecnológica para atuação no ensino superior e no desenvolvimento de pesquisas, tanto acadêmica quanto industrial.

A infraestrutura do PPGCEM é ampla e moderna, com secretaria própria, salas de aula, auditório e laboratórios especializados, os quais fornecem completo suporte para a realização de pesquisas de ponta.

O PPGCEM conta com aproximadamente 100 bolsas de estudo, financiadas pela CAPES e CNPq, destinadas a alunos que se dedicam em tempo integral às suas pesquisas, bem como dispõe de acordos e convênios de cooperação com renomadas instituições de pesquisa do exterior, permitindo o intercâmbio de estudantes.

Ao longo dos seus 41 anos, o PPGCEM já formou 922 Mestres e 446 Doutores, totalizando 1368 titulações (dados de maio de 2021).