Processo Seletivo

O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais - PPGCEM oferta cursos de pós-graduação stricto sensu nas modalidades de mestrado e doutorado, e vagas para pós-doutorandos. Avaliado com nota máxima pela CAPES, a trajetória de sucesso do programa completou 40 anos em 2019.

Últimas Notícias
  • Resultado da avaliação quadrienal da CAPES (2017 - 2020): PPGCEM é nota 7 (máxima) É com enorme satisfação que compartilhamos o resultado da Avaliação Quadrienal da CAPES do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM/UFSCar) referente ao quadriênio 2017-2020. O resultado foi divulgado, sendo que o PPGCEM manteve a nota 7, mantendo-se assim como um Programa de Excelência com a nota máxima da CAPES.
  • Pos-doutorando recebe prêmio do grupo Acta João Vitor Campos, pós-doutorando do LaMaV/DEMa/UFSCar, trabalhando sob supervisão da Profa Ana Candida Martins Rodrigues, recebeu o prêmio Acta Student Awards 2021 pelo trabalho intitulado On the Arrhenius-like behavior of conductivity during flash sintering of 3 mol% yttria stabilized zirconia ceramics – publicado na Scripta Materialia em outubro de 2021. O trabalho é resultante de suas pesquisas de doutorado sob orientação da Profa Elíria Pallone (FZTA-USP).
  • IX BRAZILIAN CONFERENCE ON RHEOLOGY (BCR 2022) Ocorrerá entre os dias 29 de novembro e 01 de dezembro de 2022, na cidade de São Paulo, a IX BRAZILIAN CONFERENCE ON RHEOLOGY. A submissão de resumos pode ser feita até o dia 01/10/2022. Mais detalhes podem ser conferidos no site: https://www.mackenzie.br/en/eventos/universidade/2022/ix-brazilian-conference-on-rheology-2022
  • Doutorandos do PPGCEM conseguem bolsas de pesquisa no exterior O doutorando Guilherme Lisboa de Gouveia foi contemplado com bolsa BEPE-FAPESP e já está desenvolvendo desde julho de 2022 parte do seu doutorado no grupo de pesquisa do Prof. Nikhilesh Chawla na Purdue University, uma das mais conceituadas escolas de Engenharia do Estados Unidos. A doutoranda Sarah Maria de Albuquerque Sousa foi selecionada em um processo para estudantes de todo o país, realizado pela Campus France com 18 meses de financiamento para seu doutorado na Aix Marseille University, a quarta melhor universidade da França.