Processo Seletivo

O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais - PPGCEM oferta cursos de pós-graduação stricto sensu nas modalidades de mestrado e doutorado, e vagas para pós-doutorandos. Avaliado com nota máxima pela CAPES, a trajetória de sucesso do programa completou 40 anos em 2019.

Últimas Notícias
  • Participação destacada dos Pesquisadores do DEMa e do PPGCEM no 16º CBPol Pesquisadores do DEMa e do PPGCEM tiveram participação destacada no 16º Congresso Brasileiro de Polímeros (16º CBPOL), com apresentações de trabalhos científicos na forma de palestras plenárias, palestra destaque, apresentações orais e apresentações de pôsteres, além de participações na comissão científica, organização de simpósios, comissão de prêmio e coordenação de sessões orais.
  • Doutorando do PPGCEM tem pesquisa duplamente premiada em congresso internacional O Doutorando do PPGCEM/UFSCar, Pedro Henrique Fernandes Oliveira, teve seu trabalho duplamente premiado no congresso SBPMat-2021, pôster apresentado no simpósio Characterization of organic and non-organic materials by x-ray source techniques e o prêmio da Royal Society of Chemistry, de melhores contribuições dos alunos de todo o evento.
  • Artigo de revisão ligas de alta entropia para armazenagem de hidrogênio é publicado em revista de alto impacto Em colaboração com um grupo de pesquisa de um dos Institutos Max-Planck na Alemanha, o Prof. Guilherme Zepon do DEMa/PPGCEM/UFSCar publicou um artigo de revisão sobre Ligas de Alta Entropia para Armazenagem de Hidrogênio em revista científica de alto impacto.
  • Artigo capa da revista "The Journal of Chemical Physics" e matéria da Revista FAPESP A revista científica “The Journal of Chemical Physics” (AIP, American Institute of Physics) selecionou o artigo “Structure of crystalline and amorphous materials in the NASICON system Na1+xAlxGe2−x(PO4)3” – com coautoria da Profa. Ana Candida Martins Rodrigues e dois egressos do PPGCEM, Jairo F. Ortiz-Mosquera e Adriana M. Nieto-Muñoz, para capa do volume 155 de sua edição. Além de ser capa da revista, o artigo foi também escolhido como “Editor´s Pick”. O artigo também recebeu destaque em uma matéria publicada na Revista FAPESP.