Doutorando do PPGCEM e professor do DEMa/PPGCEM recebem prêmio internacional durante congresso em Las Vegas

O aluno de doutorado Ricardo F. Lancelotti (PPGCEM) e o Prof. Dr. Edgar D. Zanotto (DEMa/PPGCEM) receberam da American Ceramic Society o Varshneya-Mauro-Jain Guru-Chela Award no congresso GOMD 2024, em Las Vegas. Este prêmio internacional reconhece o vínculo especial entre um professor (Guru) e um aluno (Chela). Ricardo e o Prof. Zanotto, que trabalham juntos desde 2015, construíram um histórico de mentoria de excelência.

No mês de maio, o aluno de doutorado Ricardo F. Lancelotti (PPGCEM) e o Prof. Dr. Edgar D. Zanotto (DEMa/PPGCEM) receberam da American Ceramic Society o Varshneya-Mauro-Jain Guru-Chela Award, durante o congresso internacional de vidros Glass and Optical Material Division annual meeting (GOMD 2024) em Las Vegas.

Este prêmio internacional reconhece o vínculo especial entre um professor (Guru) e um aluno (Chela). Foi inspirado na relação entre o Prof. Alfred R. Cooper e seus alunos Arun Varshneya e Prabhat Gupta, que se transferiu para uma nova geração, com o Prof. Varshneya sendo o Guru e John Mauro e Vijay Jain; os Chelas.

Ricardo e o Prof. Zanotto trabalham juntos desde 2015, construindo um longo histórico de mentoria professor-aluno. Na carta enviada ao comitê avaliador, Ricardo descreveu como se interessou pela pesquisa em vidros e como a orientação do Prof. Zanotto o possibilitou a trabalhar com excelentes pesquisadores internacionais, em estágios de pesquisa na Alemanha e nos Estados Unidos. A participação em congressos nacionais e internacionais também tem sido de grande relevância para Ricardo, permitindo interagir com os melhores pesquisadores da área de vidros, resultando até o momento em 12 artigos científicos publicados/submetidos.

Como reconhecimento, Ricardo e o Prof. Zanotto receberam um certificado, participaram de um almoço especial com outros premiados e organizadores do evento, e também receberam uma ajuda de custo para a viagem.

Para mais informações, acesse: https://ceramics.org/awards/glass-optical-materials-division-varshneya-mauro-jain-guru-chela-travel-fund/.

Zanotto and Ricardo.jpgLuncheon.jpg

Imagens cedidas por Ricardo F. Lancelotti.