Notícias

Docente do PPGCEM publica o livro Polymer Science
Doutorandos do PPGCEM conseguem bolsas de pesquisa no exterior

O doutorando Guilherme Lisboa de Gouveia foi contemplado com bolsa BEPE-FAPESP e já está desenvolvendo desde julho de 2022 parte do seu doutorado no grupo de pesquisa do Prof. Nikhilesh Chawla na Purdue University, uma das mais conceituadas escolas de Engenharia do Estados Unidos. A doutoranda Sarah Maria de Albuquerque Sousa foi selecionada em um processo para estudantes de todo o país, realizado pela Campus France com 18 meses de financiamento para seu doutorado na Aix Marseille University, a quarta melhor universidade da França.

Parceria entre o PPGCEM e Embrapa gera embalagem multifuncional a partir de gelatina e nanocelulose.

Pesquisadores do PPGCEM, da Embrapa Instrumentação e Universidade francesa de Grenoble Alpes incorporaram à gelatina nanocristais de celulose, modificados com resina de pinus. O resultado foi um plástico antimicrobiano, antioxidante, estável, biodegradável e até comestível para embalar alimentos. A técnica utilizada pelos pesquisadores permitiu o uso de soluções aquosas e tempos de processamento mais curto abrindo perspectiva para produção em escala industrial.

Alunos de doutorado do PPGCEM ganham Prêmio Internacional

Os alunos de doutorado Murilo Henrique Moreira e Otávio Henrique Borges, ambos do PPGCEM e supervisionados pelo Prof. Victor Carlos Pandolfelli (DEMa/PPGCEM) foram premiados com a segunda e terceira colocação por seus trabalhos apresentados no "2022 ECerS - FIRE Summer School" realizado na cidade de Aachen – Alemanha e Ijmuiden - Holanda.

Prêmio Aperam South American - 6ª edição da ABM WEEK

Os melhores trabalhos apresentados em 2019 foram premiados durante a 6ª edição da ABM WEEK. A premiação reconheceu as contribuições de maior destaque apresentadas nos seminários, simpósios e no congresso, de acordo com as distintas áreas de conhecimento neles contempladas. O trabalho "Resistência à fluência do Aço Inoxidável AISI 201LN a 700oC", com autoria de Gustavo Henrique Pelissari (aluno egresso do PPGCEM) e Prof. Vitor Luiz Sordi (DEMa/PPGCEM) foi agraciado com o Prêmio Aperam South American.

Prêmio de Melhor Trabalho apresentado no 65-66º Congresso Brasileiro de Cerâmica

O trabalho “Uso de agentes quelantes para ajustar o comportamento de secagem de concretos refratários contendo ligantes hidráulicos”, com autoria de Breno P. Bezerra (doutorando do PPGCEM-UFSCar), Igor M. Milanezzi (graduando do DEMa), Prof. Victor C. Pandolfelli e Profa. Ana Paula da Luz, foi agraciado com o Prêmio de Melhor Trabalho apresentado no 65-66º Congresso Brasileiro de Cerâmica.

E. Zanotto Simpósio de Vidros - Université Libre de Bruxelles (ULB)

Como parte do Ano Internacional do Vidro da ONU (IYOG) e para receber o Prof. Edgar D. Zanotto do CerTEV-DEMa/UFSCar, Brasil, como “Excellence Chair visitor”, o Prof. Stéphane Godet da Université Libre de Bruxelles (ULB), Bélgica, organizou um simpósio sobre os recentes avanços na ciência e tecnologia do vidro. O simpósio contou com a participação de pesquisadores da Bélgica e da França e foi financiado pela ULB e pela Asahi Glass Company (AGC) Europa.

Artigo reconhecido como capa da revista Advanced Engineering Materials

A revista científica “Advanced Engineering Materials" (Wiley) selecionou o trabalho da aluna do PPGCEM-UFSCar Marcella Gautê Cavalcante Xavier, orientada pelo prof. José Eduardo Spinelli, intitulado “The Roles of Ni and Co in Dendritic Growth and Tensile Properties of Fe-Containing Al–Si–Cu–Zn Scraps under Slow and Fast Solidification Cooling” para contracapa de sua edição de março de 2022, Volume 24, Issue 3, 2270013.

Estudante de mestrado cria Podcast sobre Engenharia de Materiais

O podcast "A Material Point of View", criado por Vinícius Aranda, engenheiro de materiais e aluno de mestrado orientado pelos Profs. Guilherme Zepon e Daniel Rodrigo Leiva, aborda aspectos básicos e avançados da engenharia de materiais, com destaque para a metalurgia.

Participação destacada dos Pesquisadores do DEMa e do PPGCEM no 16º CBPol

Pesquisadores do DEMa e do PPGCEM tiveram participação destacada no 16º Congresso Brasileiro de Polímeros (16º CBPOL), com apresentações de trabalhos científicos na forma de palestras plenárias, palestra destaque, apresentações orais e apresentações de pôsteres, além de participações na comissão científica, organização de simpósios, comissão de prêmio e coordenação de sessões orais.

Doutorando do PPGCEM tem pesquisa duplamente premiada em congresso internacional

O Doutorando do PPGCEM/UFSCar, Pedro Henrique Fernandes Oliveira, teve seu trabalho duplamente premiado no congresso SBPMat-2021, pôster apresentado no simpósio Characterization of organic and non-organic materials by x-ray source techniques e o prêmio da Royal Society of Chemistry, de melhores contribuições dos alunos de todo o evento.

Artigo capa da revista "The Journal of Chemical Physics" e matéria da Revista FAPESP

A revista científica “The Journal of Chemical Physics” (AIP, American Institute of Physics) selecionou o artigo “Structure of crystalline and amorphous materials in the NASICON system Na1+xAlxGe2−x(PO4)3” – com coautoria da Profa. Ana Candida Martins Rodrigues e dois egressos do PPGCEM, Jairo F. Ortiz-Mosquera e Adriana M. Nieto-Muñoz, para capa do volume 155 de sua edição. Além de ser capa da revista, o artigo foi também escolhido como “Editor´s Pick”. O artigo também recebeu destaque em uma matéria publicada na Revista FAPESP.

Artigo do Professor Andreeta é capa da "Crystal Growth & Design"

O artigo "Oriented Crystal Growth of La 0.557Li0.330TiO3 in Bulk Ceramics Induced by LaAlO3 Single-Crystal Fibers" de autoria do Prof. Marcello R. B. Andreeta, pós-doc Dr. Rafael Bonacin de Oliveira e colaboradores foi selecionado como capa da prestigiada revista "Crystal Growth & Design" de abril de 2021.

Prof. Zanotto sintetiza novos vidros usando inteligência artificial

O grupo de pesquisa do Prof. Edgar Dutra Zanotto, coordenador do Laboratório de Materiais Vítreos (LaMaV) da UFSCar e do Centro de Pesquisa, Educação e Inovação em Vidros (CeRTEV), produziu, empregando-se técnicas de inteligência artificial, duas novas composições de vidros com propriedades adequadas para fabricação de lentes para câmeras de computadores e celulares.

Prof. Francisco Gil Coury recebe prêmio internacional “Outstanding Reviewer Award Acta/Scripta Materialia”

Anualmente, as revistas Acta Materialia e Scripta Materialia, revistas de excelência na área de materiais e metalurgia, escolhem uma lista de revisores que contribuíram com revisões significativas para estas revistas. Eles premiam os que julgam ter dado contribuições mais significativas com um certificado e um prêmio de 200 dólares americanos. O Professor Francisco Gil Coury foi um dos premiados do ano de 2021 pelos trabalhos revisados no ano de 2020.

Prêmio Internacional Alfred W. Allen por melhor publicação na área de materiais cerâmicos para aplicação a alta temperatura

O artigo “On the nonlinear behavior of Young´s modulus of carbon-bonded alumina at high temperatures” publicado no Journal of American Ceramic Society de autoria de Bruno Luchini, Victor C. Pandolfelli e co-autores recebeu o prêmio Alfred W. Allen 2021 da American Ceramic Society pela melhor publicação no período de 2018 a 2020 na área de materiais cerâmicos para aplicação a alta temperatura.

Doutorando do PPGCEM representa o Brasil em competição internacional

Tiago dos Santos Junior, orientado pelo Prof. Dr. Victor Carlos Pandolfelli, venceu a etapa nacional do concurso Young Persons’ Lecture Competition em 2019, representando o Brasil como finalista na competição Young Persons’ World Lecture Competition em Londres (Reino Unido), no mesmo ano.

Doutoranda do PPGCEM premiada no 22º SICEM

A doutoranda Aylanna Priscila Marques de Araújo, orientada pelo Prof. Dr. Piter Gargarella, foi premiada pela melhor apresentação oral no 22º Simpósio em Ciência e Engenharia de Materiais (SICEM) realizado de forma remota (online) entre os dias 19 a 23 de outubro de 2020.

Doutorando recebeu Menção Honrosa do Prêmio CAPES de Tese 2020

Pedro Ivo Batistel Galiote Brossi Pelissari, doutorando egresso do PPGCEM, orientado pelo Prof. Dr. Victor Carlos Pandolfelli e coorientado pelo Prof. Dr. André Rocha Studart (ETH Zürich, Suíça), recebeu Menção Honrosa do Prêmio CAPES de Tese 2020 da área de ENGENHARIAS II.

Docente do PPGCEM recebeu o Prêmio ABPol Profa Eloisa Mano

O Prof. Luiz Antonio Pessan recebeu o Prêmio “ABPol Profa Eloisa Mano”, concedido pela Associação Brasileira de Polímeros (ABPol) e entregue no 15º Congresso Brasileiro de Polímeros (15 CBPol), realizado de 27 a 31 de outubro de 2019, em Bento Gonçalves-RS.

UFSCar é credenciada como unidade EMBRAPII

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) foi credenciada como unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII). A EMBRAPII UFSCar irá desenvolver PD&I em Materiais e Processos Sustentáveis com a participação do PPGCEM.

Docente do PPGCEM publica o livro Polymer Science

O Professor Sebastião V. Canevarolo Jr publicou o livro “Polymer Science: A Textbook for Engineers and Technologists”, voltado para alunos de graduação e de pós-graduação e profissionais das áreas de ciências básicas e engenharia.