Processo Seletivo

O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais - PPGCEM oferta cursos de pós-graduação stricto sensu nas modalidades de mestrado e doutorado, e vagas para pós-doutorandos. Avaliado com nota máxima pela CAPES, a trajetória de sucesso do programa completou 40 anos em 2019.

Últimas Notícias
  • Doutorandos do PPGCEM conseguem bolsas de pesquisa no exterior O doutorando Guilherme Lisboa de Gouveia foi contemplado com bolsa BEPE-FAPESP e já está desenvolvendo desde julho de 2022 parte do seu doutorado no grupo de pesquisa do Prof. Nikhilesh Chawla na Purdue University, uma das mais conceituadas escolas de Engenharia do Estados Unidos. A doutoranda Sarah Maria de Albuquerque Sousa foi selecionada em um processo para estudantes de todo o país, realizado pela Campus France com 18 meses de financiamento para seu doutorado na Aix Marseille University, a quarta melhor universidade da França.
  • Parceria entre o PPGCEM e Embrapa gera embalagem multifuncional a partir de gelatina e nanocelulose. Pesquisadores do PPGCEM, da Embrapa Instrumentação e Universidade francesa de Grenoble Alpes incorporaram à gelatina nanocristais de celulose, modificados com resina de pinus. O resultado foi um plástico antimicrobiano, antioxidante, estável, biodegradável e até comestível para embalar alimentos. A técnica utilizada pelos pesquisadores permitiu o uso de soluções aquosas e tempos de processamento mais curto abrindo perspectiva para produção em escala industrial.
  • Alunos de doutorado do PPGCEM ganham Prêmio Internacional Os alunos de doutorado Murilo Henrique Moreira e Otávio Henrique Borges, ambos do PPGCEM e supervisionados pelo Prof. Victor Carlos Pandolfelli (DEMa/PPGCEM) foram premiados com a segunda e terceira colocação por seus trabalhos apresentados no "2022 ECerS - FIRE Summer School" realizado na cidade de Aachen – Alemanha e Ijmuiden - Holanda.
  • Prêmio Aperam South American - 6ª edição da ABM WEEK Os melhores trabalhos apresentados em 2019 foram premiados durante a 6ª edição da ABM WEEK. A premiação reconheceu as contribuições de maior destaque apresentadas nos seminários, simpósios e no congresso, de acordo com as distintas áreas de conhecimento neles contempladas. O trabalho "Resistência à fluência do Aço Inoxidável AISI 201LN a 700oC", com autoria de Gustavo Henrique Pelissari (aluno egresso do PPGCEM) e Prof. Vitor Luiz Sordi (DEMa/PPGCEM) foi agraciado com o Prêmio Aperam South American.