Resíduos Sólidos – Problema ou Oportunidade?

Daniel Véras Ribeiro, doutorando e Prof. Dr. Márcio R. Morelli, ambos do PPG-CEM-UFSCar, lançam oficialmente o livro “Resíduos Sólidos – Problema ou Oportunidade?”.

Os problemas gerados pelo consumismo desenfreado e a consequente geração insustentável de resíduos são alguns dos pontos abordados no livro Resíduos Sólidos- Problema ou Oportunidade?” de autoria de Daniel Véras Ribeiro e Márcio Raymundo Morelli.
O livro, publicado pela Editora Interciência, foi lançado em 15/01/2010, na Livraria Escariz do Shopping Riomar em Aracajú/SE, com direito a sessão de autógrafos com os escritores. Apesar de produzido por dois engenheiros, “Resíduos Sólidos” traz uma linguagem acessível para o público em geral.
"Qualquer pessoa, mesmo que não seja da área de engenharia, entenderá facilmente a mensagem do livro. Há oito anos que trabalho
com formas de reutilização de material, apesar de ser engenheiro civil. Ao longo do tempo, em que ia ministrando cursos e palestras sobre o assunto, deparei-me com profissionais de várias áreas interessados no assunto e decidi condensar os principais pontos num livro”, explica Véras que está finalizando o Doutorado sob a orientação de Morelli.
O Doutorando em Ciência e Engenharia dos Materiais pela Universidade Federal de São Carlos começou a se debruçar na escrita desse primeiro “rebento” em 2007, finalizando-o no ano seguinte. Após Daniel ter enviado um resumo do livro para a Interciência, houve a aprovação da editora que propôs uma tiragem inicial de 15 mil exemplares.
Antes do lançamento em Aracajú/SE, o livro havia sido lançado na última Bienal do Livro no Rio de Janeiro.
Dividido em nove capítulos, “Resíduos Sólidos- Problema ou Oportunidade?” traz orientações do que fazer com certos tipos de lixo e mostra como as empresas têm grandes problemas com o destino desses resíduos. “Há um gasto grande com a destinação do lixo e oriento como a empresa pode, ao invés de gastar, gerar renda a partir deste, porque hoje em dia, se a empresa não pagar e não cuidar desse resíduo, vai sofrer as consequências com multas ambientais”.
Daniel Véras, durante a entrevista, exemplificou sua atuação na empresa Caraíba Metais no Pólo de Camaçari. Segundo ele, antes de prestar consultoria, a empresa tinha um problema sério com um resíduo que gerava. Hoje, a Caraíba Metais vende o resíduo e a demanda é maior que a geração.
Esse resíduo é um fantástico material para pavimento asfáltico, melhor que o convencional. A Embraer também é um ótimo exemplo de empresa preocupada no destino dos resíduos. Cerca de 79,6% destes são reciclados, rendendo à empresa uma receita adicional de US $ 6,6 milhões.
No entanto, essa cultura no Brasil ainda é incipiente, se comparada a dos países da Europa. Lá, há uma conscientização sobre a preservação do meio ambiente, desvinculada ao lucro. Nós somos campeões de reciclagem de latas de alumínio no mundo, chegando a reciclar quase 98% das latas. Como a lata de alumínio é rentável, as pessoas não fazem a reciclagem pela questão ambiental, mas sim, pelo ponto de vista econômico”, conta Daniel.
Para se ter uma ideia da contradição, o Brasil importa lixo. Uma grande quantidade do resíduo de pneus que é um problema sério nos EUA, vem pra cá. Isso porque aqui, ao contrário dos países de primeiro mundo, é permitida a recauchutagem de pneus.
É uma pena que muitas das tragédias ecológicas ocorridas no país, poderiam ser evitadas. Mas somente quando o negócio começa a dar problema é que se vai tomar uma decisão. Muitas vezes, tarde demais”.
Para encontrar algumas soluções viáveis basta dar uma conferida no livro “Resíduos Sólidos-Problema ou Oportunidade”? e, se puder comparecer à noite de autógrafos, melhor ainda.
Ótima chance de trocar ideias com os autores.

 

 

Daniel Véras Ribeiro, doutorando e Prof. Dr. Márcio R. Morelli, ambos do PPG-CEM-UFSCar, lançam oficialmente o livro “Resíduos Sólidos – Problema ou Oportunidade”
Prof. Dr. Marcio Raymundo Morelli e Doutorando Daniel Véras Ribeiro

 

  Fonte: Jornal da Cidade - Resíduos Sólidos – Problema ou Oportunidade? http://www.jornaldacidade.net/2008/noticia_print.php?id=53087
Ações do documento