Redes neurais abrem nova fronteira no desenvolvimento de vidros

LaMaV está entre os pioneiros mundiais na pesquisa sobre redes neurais para o desenvolvimento de vidros.

Os vidros são materiais que podem ser obtidos a partir de composições incluindo quase todos os elementos da tabela periódica. Essa vasta faixa de composição química possível resulta em grande variação também nas propriedades mecânicas, óticas, térmicas, elétricas e químicas entre vidros com diferentes composições. Com isso, esses materiais têm grande relevância para um amplo universo de aplicações. No entanto, esse universo abrangente de possibilidades gera também grandes desafios, diante dos quais Edgar Dutra Zanotto, docente do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) da UFSCar, começou a pensar há cerca de dois anos em utilizar inteligência artificial, incluindo as redes neurais artificiais, na busca de vidros com novas propriedades. Desde então, a temática constitui-se como linha de pesquisa importante no Centro de Pesquisa, Tecnologia e Educação em Materiais Vítreos (CeRTEV) e no Laboratório de Materiais Vítreos (LaMaV), ambos coordenados por Zanotto, mobilizando uma equipe que inclui desde estudantes de graduação até pesquisadores de pós-doutorado e gerando publicações relevantes e planos para a inovação. Saiba mais no Portal da UFSCar.

Fonte: [InfoRede] Notícias UFSCar.

Zanotto e Cassar, no LaMaV (Foto: Mariana Pezzo - CCS-UFSCar)