Prêmio internacional pelo melhor trabalho publicado na revista de maior impacto da área de materiais cerâmicos e vítreos

Pesquisadores do DEMa recebem prêmio internacional pelo melhor trabalho publicado na revista de maior impacto da área de materiais cerâmicos e vítreos.

A cada dois anos o Conselho do Journal European Ceramic Society, revista de maior impacto na área de materiais cerâmicos e vítreos, escolhe sua melhor publicação no período.  Nesta quarta edição do prêmio, referente aos anos de 2017 – 2018, o trabalho escolhido foi “Nacre-like ceramic refractories for high temperature applications”  cujo autores são: Pedro I.B.G.B. Pelissari (PPGCEM/UFSCar), Florian Bouville (ETH–Suíça), Victor C. Pandolfelli (UFSCar–DEMa), Davide Carnelli (Imperial College – UK), Finn Giulianic (Imperial College–UK), Ana P. Luz (UFSCar–DEMa), Eduardo Saiz (Imperial College–UK) e André R. Studart (ETH–Suíça), publicado em 2018 na referida revista (http://dx.doi.org/10.1016/j.jeurceramsoc.2017.10.042).

No artigo premiado 4 autores são brasileiros, sendo 3 deles com passagem pelo PPGCEM como alunos de doutorado (Pelissari, Luz e Studart) e um docente do programa (Pandolfelli). Esta é a primeira vez que autores americanos recebem este prêmio, visto que em edições anteriores os mesmos eram alemães, ingleses ou chineses. O prêmio será entregue aos autores durante a realização do 16th Conference and Exibition of the European Ceramic Society, a ser realizado na cidade de Turim, entre os dias 16 e 22 de junho de 2019. O trabalho propõe um material cerâmico avançado inédito com alta resistência mecânica e alta energia de fratura para aplicações em temperaturas de até 1400C. Sua microestrutura é bio-inspirada e seu processamento é mais simples, gerando um produto com menor custo e com desempenho próximo aos compósitos cerâmicos complexos usados na indústria aeroespacial.