Prêmio Internacional Alfred W. Allen por melhor publicação na área de materiais cerâmicos para aplicação a alta temperatura

O artigo “On the nonlinear behavior of Young´s modulus of carbon-bonded alumina at high temperatures” publicado no Journal of American Ceramic Society de autoria de Bruno Luchini, Victor C. Pandolfelli e co-autores recebeu o prêmio Alfred W. Allen 2021 da American Ceramic Society pela melhor publicação no período de 2018 a 2020 na área de materiais cerâmicos para aplicação a alta temperatura.

Desde 1980 a American Ceramic Society seleciona e premia a cada 2 anos as publicações em cerâmicas aplicadas a alta temperatura que mais contribuíram para o conhecimento no setor. Não há inscrição para tal prêmio, visto que a escolha se baseia em consultas às revistas indexadas do Web of Science-ISI que são analisadas por uma equipe de especialistas na área. Neste ano a publicação selecionada para o prêmio Alfred Allen 2021 (referente ao período de 2018 a 2020 devido á Covid) foi: “On the nonlinear behavior of Young´s modulus of carbon-bonded alumina at high temperatures”, com autoria de Bruno Luchini (Tata Steel Holanda)), J. Grabenhorst (Freiberg Technical University - Alemanha), J. Fruhstorfer (Freiberg Technical University – Alemanha), Prof. V. C. Pandolfelli (DEMa/PPGCEM/UFSCar) e Prof. C. G. Aneziris (Freiberg Technical University – Alemanha). O trabalho foi publicado no Journal of American Ceramic Society – doi-org.ez31.periodicos.capes.gov.br/10.1111/jace.15575. O principal autor do trabalho, Dr. B. Luchini é Eng. Mecânico (UFSCar) e mestre em Enga. de Materiais pelo PPGCEM/UFSCar.  O trabalho premiado apresenta parte dos resultados de seu doutorado realizado em Freiberg – Alemanha com orientação conjunta do Prof. Pandolfelli e do Prof. Aneziris. O Prof. Victor C. Pandolfelli é, até o momento, o único pesquisador a receber 4 vezes o mesmo prêmio de melhor trabalho publicado (2007, 2015, 2017 e 2021) nestes 41 anos que a distinção é outorgada. O prêmio será recebido pelos autores durante o 56th Annual Symposium on Ceramic Refractories, que será realizado virtualmente nos dias 24 e 25 de março de 2021 nos Estados Unidos.