Ensino Remoto

Diretrizes Básicas do Ensino Remoto do PPGCEM

Em decorrência da pandemia COVID-19, as disciplinas do PPGCEM para os anos de 2020 e 2021 serão ministradas por meio de ensino remoto, cujas diretrizes básicas são apresentadas a seguir.

1) Matrícula e cancelamento de disciplina: As inscrições em disciplinas serão realizadas junto à matrícula semestral. Ao aluno será facultada a possibilidade de cancelar a inscrição de uma disciplina até 60 dias do início do semestre caso não se sinta apto a acompanhá-la.
2) Programa da disciplina: O docente entregará aos alunos, na data do início do semestre, um programa com calendário dos assuntos a serem tratados, atividades e avaliações da disciplina. Isso será feito por e-mail ou através das plataformas Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) ou Google Classroom, disponíveis aos alunos da UFSCar.
3) Videoaulas off-line: As videoaulas deverão consistir em uma base de estudos aos alunos. As videoaulas serão assíncronas (off-line) e serão disponibilizadas aos alunos por e-mail ou através das plataformas Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) ou Google Classroom. Essa metodologia permitirá que os alunos possam se programar para assistir às videoaulas, evitando que problemas de queda de energia ou de internet, indisponibilidade ou mau funcionamento de equipamentos venham a prejudicá-los. As videoaulas serão preparadas utilizando-se de softwares usualmente disponíveis aos alunos e que não necessitem de equipamento sofisticado e de treinamento prévio para assisti-las.
4) Atividades de ensino: Os conteúdos das atividades extra-aula programadas, por exemplo, leitura de textos, vídeos, questionários, fóruns para discussão, resolução de exercícios, etc., serão disponibilizados aos alunos por e-mail ou através das plataformas Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) ou Google Classroom.
5) Atendimento on-line aos alunos: O professor realizará atendimento on-line aos alunos nos dias e horários de oferecimento da disciplina, conforme programa da disciplina. Essa atividade será realizada preferencialmente por meio da ferramenta Google Meet. O uso de outras ferramentas pode ser empregado para plantão de dúvidas, além do período reservado ao dia/horário da disciplina, a combinar com os alunos inscritos na disciplina.
6) Avaliações off-line e on-line dos alunos: As avaliações serão aplicadas de diversas formas remotas, a saber, resolução de lista de exercícios, trabalho escrito individual ou em grupo, seminários individuais ou em grupo, provas orais, entre outras formas costumeiramente adotadas nas disciplinas do PPGCEM, exceto as avaliações presenciais. As avaliações off-line serão disponibilizadas aos alunos por e-mail ou através das plataformas Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) ou Google Classroom. As avaliações on-line serão aplicadas preferencialmente por meio da ferramenta Google Meet.
7) Frequência dos alunos: O controle de frequência do aluno estará associado à entrega das avaliações e atividades. Por exemplo, se na disciplina estiverem programadas 10 atividades e o aluno entregar 8 delas, então a frequência desse aluno será de 80%.
8) Questionário de avaliação da disciplina: Ao final da disciplina, os alunos responderão a um questionário remoto, a ser disponibilizado pela secretaria do PPGCEM, que terá por finalidade avaliar a eficiência e eficácia do uso das ferramentas de ensino empregadas no aprendizado do aluno. Esses dados nortearão eventuais ajustes na sistemática de ensino remoto do PPGCEM para o semestre seguinte.