Parceria entre o PPGCEM e Embrapa gera embalagem multifuncional a partir de gelatina e nanocelulose.

Pesquisadores do PPGCEM, da Embrapa Instrumentação e Universidade francesa de Grenoble Alpes incorporaram à gelatina nanocristais de celulose, modificados com resina de pinus. O resultado foi um plástico antimicrobiano, antioxidante, estável, biodegradável e até comestível para embalar alimentos. A técnica utilizada pelos pesquisadores permitiu o uso de soluções aquosas e tempos de processamento mais curto abrindo perspectiva para produção em escala industrial.

O pó fino secular e versátil da gelatina foi a base de um novo filme comestível e biodegradável desenvolvido para aplicações como embalagem multifuncional. Utilizando o método "casting contínuo", pesquisadores brasileiros e franceses incorporaram nanocristais de celulose (CNCs, na sigla em inglês), modificados com resina de pinus, à estrutura da gelatina para reforçá-la e produzir um plástico resistente de forma mais rápida. O "casting contínuo"; ainda não havia sido explorado para o processamento de filmes proteicos em escala-piloto. O trabalho inovador é fruto do doutorado da química Liliane Samara Ferreira Leite, concluído em 2021 no PPGCEM, sob orientação de Luiz Henrique Capparelli Mattoso, docente do PPGCEM e pesquisador da Embrapa Instrumentação, e coorientação do professor do DEMa, Francys Kley Vieira Moreira, no âmbito de cooperação internacional com a Universidade de Grenoble Alpes (UGA), França.

Os CNCs são partículas cristalinas rígidas em forma de bastão extraídas de biomassa vegetal. Eles são biodegradáveis, apresentam baixa densidade, alto módulo de elasticidade e excelentes propriedades mecânicas, sendo produzidos em escala comercial. Além das funções comuns para embalagens, como proteção, armazenagem e praticidade, Leite conseguiu desenvolver plásticos com funções avançadas, com propriedades antimicrobianas e antioxidantes.

Os resultados obtidos pela pesquisa demonstram o uso promissor dos plásticos de gelatina reforçados com CNCs para embalagens multifuncionais. Validado em escala pré-piloto, os próximos desafios envolvem a demonstração do protótipo de embalagens termo seláveis
destinados ao armazenamento de diferentes produtos em escala industrial.

Boa parte dos resultados da pesquisa foram publicados no artigo Eco-friendly gelatin films with rosin-grafted cellulose nanocrystals for antimicrobial packaging do International Journal of Biological Macromolecules. Acesso pelo: https://doi.org/10.1016/j.ijbiomac.2020.10.189

O vídeo da notícia pode ser acessado no link: https://globoplay.globo.com/v/10765998/?s=0s