Doutorando do PPGCEM e professor do DEMA/PPGCEM ministram curso internacional sobre secagem de materiais cerâmicos para alta temperatura

O Doutorando Murilo Henrique Moreira do PPGCEM e o Prof. Dr. Victor Carlos Pandolfelli do DEMa/PPGCEM - UFSCar ofereceram o curso “Drying of refractory castables: From scientific fundamentals to technological applications”, organizado pela FIRE no UNITECR 2023, realizado na cidade de Frankfurt – Alemanha.

O Doutorando Murilo Henrique Moreira do PPGCEM e o Prof. Dr. Victor Carlos Pandolfelli do DEMa/PPGCEM da UFSCar ministraram um curso de 8 horas de duração intitulado “Drying of refractory castables: From scientific fundamentals to technological applications”. O curso foi realizado no dia 25 de setembro de 2023 em Frankfurt na Alemanha e abordou os fundamentos científicos da secagem de refratários monolíticos no contexto de suas aplicações industriais. Sua realização ocorreu como parte do Unified International Technical Conference on Refractories - UNITECR 2023, o maior congresso internacional dedicado à área de materiais cerâmicos refratários, que ocorreu entre 26 e 29 de setembro de 2023, contando com mais de 1100 participantes de 48 países diferentes.

O curso atraiu uma demanda significativa e diversificada, com todas as 30 vagas ofertadas preenchidas e com a participação de estudantes de pós-graduação, professores universitários e profissionais da indústria de 18 nacionalidades diferentes. A organização foi realizada pela FIRE, uma entidade composta por 13 indústrias globais e 10 universidades, sendo a UFSCar-DEMa a única do hemisfério sul a participar. A FIRE é uma entidade totalmente dedicada para a formação de alunos que possam atuar em um cenário global e todos seus recursos são destinados para a educação na área de materiais cerâmicos utilizados a alta temperatura.