Alunos do PPGCEM são diplomados como FIRE alumni durante congresso internacional

A aluna de mestrado Carolina Ierck Pereira e os doutorandos Luís Otávio Zaparoli Falsetti e Otávio Henrique Borges, todos orientados pelo Prof. Dr. Victor Carlos Pandolfelli do PPGCEM-UFSCar, foram diplomados FIRE alumni durante o último Unified International Technical Conference on Refractories (UNITECR). O congresso internacional, sendo o maior na área de refratários, ocorreu em Frankfurt (Alemanha) entre os dias 26 e 29 de setembro, contando com mais de 1100 participantes de 48 países diferentes.

Os alunos Carolina Ierck Pereira, Luís Otávio Zaparoli Falsetti e Otávio Henrique Borges, todos orientados pelo Prof. Dr. Victor Carlos Pandolfelli do PPGCEM-UFSCar, foram diplomados FIRE alumni durante o último Unified International Technical Conference on Refractories (UNITECR), maior congresso internacional de refratários. O congresso, que é realizado a cada dois anos em uma região diferente do
mundo, ocorreu em Frankfurt (Alemanha) entre os dias 26 e 29 de setembro, e contou com cerca de 300 apresentações técnicas, assistidas por mais de 1100 participantes de 48 países.
          O título de FIRE alumni é concedido pela Federation for International Refractory Research and Education aos alunos que, tendo atendido aos critérios desta federação, realizaram intercâmbio científico financiado por esta agência em uma das instituições a ela filiadas, as quais compreendem 10 universidades e 15 empresas ao redor do mundo. O Grupo de Engenharia de Microestrutura em Materiais (GEMM), coordenado pelo Prof. Pandolfelli, é o único laboratório do hemisfério sul credenciado à FIRE.
          Entre os alunos da UFSCar que receberam o diploma neste ano, Carolina realizou estágio na Imerys (sediada na França e líder mundial no fornecimento de matérias-primas minerais), no qual trabalhou no desenvolvendo um equipamento de caracterização de espumas cerâmicas com tecnologia open-source; Luís realizou seu estágio em uma parceria entre a Universidade Técnica de Delft e a siderúrgica Tata Steel Nederland (ambas localizadas na Holanda e referências no estudo e produção de aços de elevada qualidade com reduzido impacto ambiental), trabalhando na validação de modelos capazes de melhorar a eficiência na remoção de inclusões não-metálicas em aços por meio de borbulhamento de gases inertes; e Otávio Henrique Borges realizou seu estágio no Instituto de Cerâmica, Refratários e Compósitos da Universidade de Freiberg (situado na Alemanha e referência na pesquisa de novos materiais e processos aplicados à indústria de refratários), no qual trabalhou no desenvolvimento de novas matérias-primas refratárias ecoamigáveis visando a substituição dos altamente tóxicos agregados a base cromo.
          Com mais estes três, o número de alunos vinculados ao GEMM que realizaram estágios internacionais fomentados pela FIRE chega agora a 11.

Notícia_FIRE alumni.jpg
Imagem da cerimônia de recebimento dos diplomas durante o UNITECR23. Da esquerda para a direita: Dr. Sido Sinnema (Membro executivo
e secretário da FIRE), Prof. Victor C. Pandolfelli, (Membro executivo da FIRE), Otávio H. Borges, Prof. Michel Rigaud (Fundador, fiduciário e
presidente do comitê de educação da FIRE), Luís Otávio Z. Falsetti, Mathilda Derensy (doutoranda na Universidade RWTH), e Carolina I. Pereira.