Aluno do PPGCEM teve vídeo premiado durante o congresso MS&T23

O vídeo “Does stained glass of cathedral windows flow?” foi um dos premiados no congresso MS&T23 em uma competição organizada pela Ceramic and glass industry foundation. O vídeo foi criado por Ricardo Lancelotti, aluno do PPGCEM orientado pelo Prof. Dr. Edgar Dutra Zanotto, e Jacob Lovi (Universidade da Califórnia) e abordou a lenda urbana de que os vidros das janelas de catedrais medievais escoaram ao longo dos séculos.

O vídeo “Does stained glass of cathedral windows flow?” foi premiado com o terceiro lugar durante o congresso Materials Science and Technology 23, realizado em Columbus (Estados Unidos). O vídeo foi criado por Ricardo Felipe Lancelotti, doutorando do PPGCEM orientado pelo Prof. Dr. Edgar Dutra Zanotto, e seu colega de grupo Jacob Lovi, da Universidade da Califórnia, onde Ricardo desenvolve seu projeto BEPE-FAPESP e abordou de maneira educacional a lenda urbana de que os vidros das janelas de catedrais medievais escoaram ao longo dos séculos, se tornando mais espessos na parte inferior. Cálculos demonstraram que isso é um mito, uma vez que o tempo necessário para que um vidro flua em temperatura ambiente é muito elevado. Portanto, qualquer variação de espessura nesses vidros pode ser atribuída aos métodos imprecisos de fabricação da época.
          A competição foi organizada pela Ceramic and glass industry foundation, da American Ceramic Society, e foi aberta a todos os estudantes de graduação e pós-graduação. Os participantes tinham o desafio de criar vídeos de 2 a 3 minutos, explicando conceitos científicos de cerâmica ou vidro para o público em geral. Os participantes também precisaram enviar um texto explicativo dos conceitos teóricos para profissionais da área.
         Os outros premiados foram: em primeiro lugar, Rishabh Kundu e Margarida Barroso com "Green Ceramic Recycling"; em segundo lugar, Luis Cuadros, Jose Challco, e Leonardo Cruz com “Cold Casting”.
          Os vídeos premiados podem ser acessados em: https://foundation.ceramics.org/crystal-clear-science-competition/ (link externo).