Docente do PPGCEM publica o livro Polymer Science
Cerâmica sustentável

Uma cerâmica do tipo monoporosa, utilizada para o revestimento de paredes internas de edificações, que emite cerca de 50% a menos de CO2 na atmosfera durante a sua fabricação, quando comparada com um azulejo tradicional. Se configura, dessa maneira, como um produto de maior sustentabilidade ambiental, tendo em vista que as emissões de dióxido de carbono estão diretamente associadas com o efeito estufa e o aquecimento global. Essa tecnologia é fruto de um trabalho desenvolvido pelos pesquisadores Anselmo Ortega Boschi e Fábio Gomes Melchiades do Laboratório de Revestimentos Cerâmicos do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) da UFSCar em parceria com o Centro de Revestimento Cerâmico (CRC) – empresa privada criada pelo ex-aluno.

Prêmio Alfred W. Allen

Professor do DEMa-UFSCar e equipe ganham Prêmio Alfred W. Allen pela terceira vez nos Estados Unidos.

Estudantes de Engenharia de Materiais destacam-se em congresso da área

Estudantes de graduação e pós-graduação em Engenharia de Materiais da UFSCar destacaram-se no 22º Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais (CBECiMat): dos 12 prêmios para os melhores trabalhos apresentados no evento, cinco foram para estudantes da UFSCar.

Prêmio no CBC

DEMa e PPGCEM são premiados no 60° Congresso Brasileiro de Cerâmica.

Menção Honrosa do Prêmio Vale-Capes de Ciência e Sustentabilidade

Eric Marchezini Mazzer recebe a Menção Honrosa do Prêmio Vale-Capes de Ciência e Sustentabilidade da dissertação de mestrado do grupo II – Aproveitamento, reaproveitamento e reciclagem de resíduos e/ou rejeitos, pela dissertação “Caracterização microestrutural e mecânica da liga de Al AA7050 reciclada por conformação por spray e extrusão”.

Docentes eleitos para a Academia Nacional de Engenharia

Os professores Edgar Dutra Zanotto e Victor Carlos Pandolfelli foram eleitos para o quadro de Membros Titulares da Academia Nacional de Engenharia (ANE). A nomeação ocorreu na Assembleia Geral Extraordinária da entidade, ocorrida no dia 23 de outubro.

Prêmio Capes de Tese 2014

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) outorga a Marco Aurélio Liutheviciene Cordeiro, Menção Honrosa do Prêmio Capes de Tese 2014 da área de Engenharias II.

Terceira melhor apresentação de pôster na 30th International Conference of The Polymer Processing Society

Ex-aluno de doutorado Dr. Wilson Alves Ribeiro Neto e doutorando João Paulo Ferreira Santos do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPG-CEM) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), ambos orientados pela Profa. Dra. Rosario Elida Suman Bretas, do Depto. de Engenharia de Materiais (DEMa/UFSCar), foram contemplados com a terceira melhor apresentação de pôster durante a PPS-30 - 30th International Conference of The Polymer Processing Society.

Aluno do PPGCEM recebeu prêmio de melhor pôster de mestrado durante o 12 º CBPol

O aluno de mestrado do PPGCEM Gabriel Abreu Uehara, orientado pelo Prof. Sebastião Vicente Canevarolo Junior, recebeu o “Prêmio de Melhor Pôster de Mestrado” durante o 12º Congresso Brasileiro de Polímeros, ocorrido em Florianópolis de 22 a 26/Set/2013. Este congresso é o maior na Área de Polímeros no Brasil e este ano reuniu aproximadamente 1100 participantes, dentre eles mais de 600 estudantes, ou seja o número e qualidade dos trabalhos apresentados foi muito grande. Além do certificado ele recebeu 8 livros editados pela ABPol. O trabalho foi realizado em cooperação com o Eng. Marcos P. França da empresa DOW do Brasil e envolve o reaproveitamento de filmes multicamada de PET/PE descartados pela indústria de embalagens de alto desempenho.