Seções
Você está aqui: Página Inicial Apresentação

Apresentação

 

O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Matérias da Universidade Federal de São Carlos (PPGCEM/UFSCar) obteve o conceito ‘Nível 7’ (nota máxima) nas cinco últimas avaliações da CAPES, referentes aos triênios 1998-2000, 2001-2003, 2004-2006, 2007-2009 e 2010-2012.

O objetivo do PPGCEM/UFSCar e: “Contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico da área de Materiais tornando-se um excelente centro de ensino, pesquisa e extensão na América Latina, servindo de referência de qualidade aos demais cursos nessa área”.

 

Para atingir tal objetivo atuamos continuamente, tanto acadêmica como administrativamente, com as seguintes ações:

 

1)    Liderar a geração de conhecimento científico e tecnológico na área de materiais promovendo esta área e fortalecendo-a em todos os seus aspectos.

2)    Formar recursos humanos altamente qualificados diplomados em nível de Mestrado e Doutorado. Prepará-los para que possam assumir posição de liderança em instituições de pesquisa e corporações comerciais nacionais e internacionais. Irradiá-los para outros locais no Brasil e exterior para que contribuam com o fortalecimento de centros já existentes ou catalisem a formação de novos polos de ensino, pesquisa e extensão.

3)    Desenvolver parcerias estratégicas com outras instituições de ensino e pesquisa e corporações mundiais. Atrair pesquisadores e novos alunos de todo o mundo gerando um ambiente eclético e frutífero para a discussão e desenvolvimento da pesquisa em materiais. Incentivar a formação de Redes e Grupos de Pesquisa com atuação regional, nacional e internacional.

4)    Divulgar o conhecimento gerado através da publicação de livros, artigos científicos, apresentações em congressos, participação em feiras, encontros e demais ambientes propícios para tal.

5)    Contribuir com o desenvolvimento da indústria nacional incentivando o estabelecimento de projetos de pesquisa conjuntos, geração de pedidos de patentes e seu licenciamento.

6)    Organizar eventos técnico-científicos de alto padrão técnico em nível nacional e internacional. Sediar a realização de seminários, palestras e fóruns de discussão.

7)    Incentivar a produção de material didático, tais como a publicação de apostilas, livros técnico-científicos e metodologias de ensaio que sirvam como referência à outros cursos e programas brasileiros de ciência e engenharia de materiais, física e química de materiais.

8)    Incentivar a atuação de seus professores e pesquisadores credenciados junto a instituições de fomento e apoio a pesquisa, instituições de classe, representações em comissões e conselhos locais, regionais, nacionais e internacionais.

9)    Apoiar a formação de laboratórios e centros de pesquisa de alto nível técnico-científico com utilização compartilhada de equipamentos multiusuários de alto valor.

10) Contribuir para a redução das assimetrias regionais colaborando com outros programas e cursos e, finalmente

11) Incentivar o ensino e a pesquisa em materiais em todos os níveis!

 

Até Dezembro de 2016, 782 Mestres e 365 Doutores foram formados pelo o PPGCEM/UFSCar.

Leia mais sobre o perfil e área de atuação do PPGCEM.

 

 

Ações do documento